O Quadrante Mágico do Gartner para BI é um relatório de pesquisa de mercado publicado pela empresa de pesquisa e consultoria americana Gartner Inc. O Quadrante Mágico tem como objetivo fornecer uma análise qualitativa do mercado, sua direção, maturidade e participantes.
De acordo com o resumo do Gartner, o conjunto de vários anos do mercado de plataformas de BI e análise de mercado, com relatórios corporativos conduzidos pela TI a análises de autoatendimento lideradas por negócios, passou do ponto de inflexão.
A maioria das novas compras é de plataformas modernas centradas no usuário de negócios, ilustrando uma nova perspectiva de mercado, o que está remodelando significativamente a paisagem do fornecedor.
O relatório tem como objetivo classificar as plataformas de BI sobre a capacidade de execução e a abrangência da visão. O Quadrante Mágico é dividido em 4 partes:
Niche Players, Challengers, Visionaries, Leaders
Microsoft, Tableau e Qlik estão novamente posicionados como líderes em fevereiro de 2018.
Apesar da Qlik estar oferecendo diferentes soluções, como Qlik Sense para Self-Service e Analytics orientado, Qlik Sense Cloud e Qlik Analytics Platform, ela praticamente manteve a mesma posição, ao passo que a Microsoft (reconhecida pelo constante desenvolvimento do Microsoft Power BI) e a Tableau melhoraram significativamente a sua capacidade de execução e sua integridade de visão.
Além das melhorias feitas ao Tableau Desktop e ao Tableau Server, a expectativa pelos próximos lançamentos da Tableau é enorme, uma vez que sua nova tecnologia: HyPer! (a qual já está disponível no Tableau 10.5.) permitirá analisar conjuntos de dados grandes com mais rapidez, além de impulsionar a velocidade de criação e atualização de suas extrações de dados.
A Oracle está de volta ao Magic Quadrant 2018. A Oracle Business Intelligence está agora posicionada no top 3 dos Niche Players ao lado da Alteryx e da Birst.
Comparado a 2016, Birst caiu em sua capacidade de executar.
Alteryx mudou do topo dos visionários para o topo de jogadores de nicho. O Alteryx Analytics para Analytics de Dados de Auto-Atendimento Governável e Escalável está agora disponível na versão 11.
O Oracle BI voltou ao Magic Quadrant depois de desaparecer do MQ 2016. O BI multiplicou os esforços com o Oracle Business Intelligence Cloud Services (BICS) eo Oracle BI Cloud Service Visual Analyzer.
SAP, SAS, IBM, o software TIBCO e Salesforce fazem parte dos melhores visionários do Quadrante Mágico.
O SAP é posicionado como o melhor a ser executado para os visionários com o SAP BusinessObjects Business Intelligence. SAS e IBM Cognos compartilham quase a mesma posição.
A Salesforce mudou de um player de nicho para um visionário este ano está posicionado logo abaixo SAS e IBM. Este é um salto muito bom e é reconhecer o sucesso desta solução número 1 CRM.
O TIBCO foi posicionado acima de SAS e IBM para a capacidade de execução, mas abaixo deles em termos de abrangência de visão. Este é um progresso surpreendente para o software TIBCO, considerando que em 2016 eles estavam no fundo do quadrante visionários logo acima BeyondCore!
As novas funcionalidades que estão por vir prometem facilitar ainda mais, ver e entender seus dados. Veja o que pode vir por aí!
Você pode também experimentar gratuitamente o Tableau Desktop 10.5 aqui!